Logotipo Orgânico Arquitetura

, ,

Você já ouviu falar em arquitetura biofílica? Saiba como afeta a sua vida.

Arquitetura Biofílica vem de biofilia (philia=amor/amizade/satisfação; bio=natureza) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo biólogo Edward Osborne Wilson na década de 80. Em essência, essa concepção argumenta que as pessoas tendem a voltar naturalmente sua atenção às coisas vivas.

Isso por que, na totalidade da escala da evolução biológica/vida, as construções como conhecemos hoje, são muito recentes. Ou seja, o nosso desenvolvimento biológico é uma resposta às forças da natureza – gravidade, luz, ar, água, plantas e animais. E não à espaços artificiais – as construções.

Ciência do bem-estar

Em consequência disso, de modo geral, nós temos mais sensações de bem-estar quando estamos em contato com a natureza, por estarmos “evolutivamente programados” com espaços naturais.

“…nós temos mais sensação de bem-estar quando estamos em contato com a natureza, por estarmos “evolutivamente programados” com espaços naturais.”

Dessa forma, é importante que a arquitetura seja pensada para que a natureza esteja presente nas suas diversas formas dentro dos espaços/construções, visto que passamos quase a totalidade do dia em ambientes fechados.

Varanda com cobertura de vidro. Luz natural em todas as horas do dia. Fonte: https://www.booking.com/hotel/fr/community-of-quality.pt-br.html

Quando no momento do projeto, tira-se partido arquitetônico da iluminação e ventilação natural, água, vegetação, rochas, solo, visuais, layout de planta e o que mais houver de elementos disponíveis, a potencialidade de bem-estar é aumentada. Consequentemente, há um ganho físico e psicológico em viver em espaços planejados sobre o conceito da biofilia.

Por exemplo, muito além da estética, as plantas purificam o ar através da fotossíntese. Algumas espécies podem filtrar amônia, benzeno e xileno, e outras substâncias químicas que podem afetar a saúde. Também ajudam na concentração e diminuição de estresse. Ou seja, as espécies adequadas certas só trazem benefícios a saúde em todos aspectos.

E a iluminação?

Já a iluminação natural está diretamente ligada aos ritmos circadianos, que quase todo ser vivo possuí. Ele é a base do ciclo biológico, regula ritmos materiais e psicológicos do corpo, como a digestão, sono, temperatura do corpo e renovação das células. A iluminação ajuda a regular esses ciclos o que colabora para a boa saúde.

Jardim externo com espelho d’água. Solução para locais quentes e seco, proporcionando maior conforto aos usuários. Fonte: https://blogdaarquitetura.com

Essa ciência pode ser aplicada em qualquer escala e tipo de uso do espaço, inclusive em ambientes comerciais. Pessoas que trabalham em ambientes adequados e confortáveis tendem a aumentar sua produtividade. Da mesma forma, pode-se usar esse método para fazer com que clientes passem mais tempo em  ambientes comerciais.

Pé direito duplo recebe jardim coberto mas com iluminação zenital e denso paisagismo tropical. Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com

Orgânico acredita na Arquitetura Biofílica, no poder que a natureza tem de nos proporcionar conforto e bem-estar.

Se você gosta da ideia da arquitetura como experiência sensorial, fale conosco.


Para saber mais sobre, acesse:

Edward Osborne Wilson:
https://biomania.com.br/artigo/edward-osborne-wilson

Outros Artigos